Quarta-feira, 08 de julho de 2020

19/03/2020 às 10h41

São José do Divino lança plano de contingência municipal para infecção humana pelo novo coronavírus (NCOV) – COVID – 19
O coronavírus (nCoV) faz parte de uma família viral, que causam infecções respiratórias em humanos e animais, ocasionando doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Diante da emergência por doença respiratória, causada por agente 2019- nCoV, conforme casos detectados na cidade de Wuhan, na China e em outros locais, considerando-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias. Em 22 de janeiro de 2020, foi ativado o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública para o 2019-nCoV. A ativação desta estratégia está prevista no Plano Nacional de Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde (MS). Dentre os objetivos do plano de contingência municipal para infecção humana pelo novo coronavírus (NCOV) – COVID – 19, podemos citar: Disseminar as informações relacionadas ao Coronavírus para a população de São José do Divino – PI em geral e para os atores que atuam na saúde municipal (profissionais, conselheiros, movimentos sociais e líderes comunitários), incentivando a corresponsabilidade da população no controle da doença; Explicar o papel de cada um dos entes envolvidos nas ações a serem implementadas; Potencializar divulgação, discussão de temas elegidos como prioritários, além da sensibilização e mobilização da população na defesa da saúde das pessoas; Todas as ações de assessoria de imprensa, publicidade, comunicação intersetorial, mídias digitais e mobilização junto à sociedade. Secretaria Municipal de Saúde de São José do Divino – CNES nº 6556035; CS Antônio de Sousa Brito – CNES nº 2324962; PS Francisco Machado de Sampaio – CNES nº 5385210; CS Inácio Mendes de Cerqueira – CNES nº 7303718; CS Joana Batista de Cerqueira (UBAS) – CNES nº 6856101.

Baixe e leia o Plano de Cotingência completo: