Domingo, 13 de outubro de 2019

26/09/2019 às 14h07

Secretaria de Saúde de São José do Divino promove encontro em alusão ao "Setembro Amarelo ".
Secretaria de Saúde de São José do Divino promove encontro em alusão ao

O "Setembro Amarelo" é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa a conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo. Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Essa campanha foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Esta é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

No município de São  José  do Divino - PI o evento contou com a presença do Vice-prefeito Municipal, vereador João Garcia, secretárias municipais de Educação e Assistência Social, Conselho Tutelar, e suas respectivas equipes, além de vários outros profissionais do município.

O evento teve início com uma caminhada nas ruas centrais do município  e a sua culminância ocorreu  no Centro de Saúde Antônio de Sousa Brito, onde os convidados e participantes foram acolhidos pelo Secretário Municipal de Saúde, Enfermeiro Francisco Warlington, posteriormente a Enfermeira Emanoela Cristina enfatizou a importância de ouvir o próximo e fornecer mais atenção às pessoas que estão à sua volta, e para finalizar a psicóloga Antonia Coutinho enfatizou sobre a importância da aceitação dos transtornos psicológicos como algo primordial a ser combatido nos mais diferentes contextos, além de propôr a intersetorialidade entre as secretarias municipais na formação de grupos terapêuticos objetivando amenizar conflitos psicológicos.