Quarta-feira, 08 de julho de 2020
Notícia

02/06/2020 às 09h58

255

Assessoria de Comunicação

Prefeito Assis Carvalho e Secretária de Educação Maria Verônica falam das aulas remotas em São José do Divino
Ambos são unanimes em dizer que só estamos conseguindo, (e com êxito), oferecer as aulas remotas graças ao trabalho incansável da Secretaria de Educação
Prefeito Assis Carvalho e Secretária de Educação Maria Verônica falam das aulas remotas em São José do Divino

O município de são José do Divino desde o dia 06/04 está desenvolvendo as aulas da Rede Municipal de forma remota. Essas atividades fazem parte do plano de trabalho da Secretária Municipal de Educação para retomada do calendário escolar, devido à suspenção das aulas, como medida de proteção à pandemia do coronavírus/COVID-19, e assim manter o aprendizado e o vínculo entre Escola e alunos.

            A Secretaria Municipal de Educação elaborou um plano de trabalho com ações emergenciais baseado nos documentos norteadores do ensino e principalmente os que norteiam a educação em períodos emergenciais especialmente a resolução CCE/PI Nº 061/2020 e as recomendações do Ministério Público do estado do Piauí, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde-OMS, como também baseados e balizados pelos decretos Federais, Estaduais e Municipais para este período de pandemia.

            Para adotar a oferta do ensino com aulas remotas foram feitas reuniões com o prefeito, a secretária de educação e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação no sentido de analisar as possibilidades de oferta desta forma nova de conduzir e desenvolver a Educação, como também adequar as metodologias de ensino de acordo com os recursos tecnológicos mínimos, afim de que toda a rede pudesse ser contemplada. Pois, o prefeito e a secretária são convictos em dizer e desenvolver ações de forma que cada estudante deve receber o aprendizado adequado e correto de acordo com a realidade de cada Escola para esse período emergencial no qual envolve risco a saúde humana.

            Ao autorizar a continuação das atividades na rede municipal de ensino de forma não presencial, a Secretaria de Educação elaborou seu plano de ação e pediu a cada escola da rede junto com seus professores elaborassem também seu plano e ao final de cada período decretado as Unidades Escolares devem apresentar um relatório onde é descrito/relatados cada ação feita, com gráfico demonstrativo de acompanhamento do desenvolvimento e participação de cada aluno.

As aulas serão atividades escolares não presenciais previamente elaboradas com base em objetos de conhecimento, compreendendo um conjunto de habilidades a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. Essas aulas são ofertadas através de grupo de WhatsApp, roteiros de estudos e de kits impressos para os alunos que não tem internet. Vale ressaltar que qualquer aluno que precise de material impresso pode pegar na escola independente se esse aluno tem internet ou não.

As atividades propostas por meio das aulas não presenciais seguirão as orientações dos professores, inclusive o cronograma de entrega, conforme prazo estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação e seguirão o plano de ação elaborado pela escola com a participação dos professores, contendo:

I – Objetivos;

II – Justificativa, destacando o contexto e a excepcionalidade ocasionada pela situação instalada na área da saúde pública, decorrente da pandemia de COVID-19;

III – Atividades a serem trabalhadas;

IV – Data para execução;

V – Estratégias para o controle de frequência do aluno.

 

Dessa forma, para a operacionalização das aulas não presenciais programadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino as mesmas devem seguir algumas orientações:

 

Ø  Os professores deverão preparar vídeo- aulas a serem disponibilizadas, por área de conhecimento e de acordo com o horário de aula dos alunos adotados antes, assim como atividades de forma a possibilitar a pesquisa, interpretação, criticidade e autonomia dos estudantes;

Ø  Os docentes após colocarem suas vídeo-aulas e/ ou atividades ficarão disponíveis on line para possíveis dúvidas e devolutivas dos alunos durante todos os horários de suas aulas, antes normais.

Ø  Caberá à equipe diretiva e pedagógica orientar aos professores e pais sobre a metodologia de trabalho e organizar um plano de ação único para toda a escola, conforme as orientações citadas anteriormente, assim como a reorganizar o planejamento mensal.

Ø  A devolutiva das atividades das aulas não presenciais programadas será via WhatsApp, tendo um feedback entre professor/ aluno, e no caso dos roteiros e kits impressos, essa devolutiva acontece quinzenalmente junto com a entrega de kits nos novos.

 

Ø  Quanto à correção/avaliação dos materiais físicos devolvidos quinzenalmente será criado um horário para que os professores venham até a escola fazê-la, sem aglomerações, preenchendo uma ficha de monitoramento das aulas não presenciais.

 

Ø  O registro da frequência estará condicionado às devolutivas dos alunos e avaliação pelos professores das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

 

 A avaliação será contínua qualitativa e diagnóstica, levando em consideração o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades a serem alcançados pelos estudantes mesmo em circunstâncias excepcionais e levará em conta:

Ø  Devolutiva das atividades respondidas pelos alunos;

 

Ø  Trabalhos práticos onde o aluno seja capaz de desenvolver a sua autonomia e auto regulação no processo de compreensão das aulas / atividades apresentadas pelo professor.

 

Vale salientar ainda que tudo é comunicado aos pais e/ou responsáveis legais dos estudantes para conhecimento, destacando a importância do seu cumprimento, como parte do processo e da rotina escolar, conforme estabelece o art. 205 da Constituição Federal de 1988. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O prefeito Assis Carvalho e a Secretaria Municipal de educação Maria Verônica são unanimes em dizer que só estamos conseguindo, (e com êxito), oferecer as aulas remotas graças ao trabalho incansável da Secretaria de Educação, equipe gestora das Escolas e especialmente trabalho dos professores, dos funcionários administrativos e das famílias de cada aluno das Instituições de Ensino do nosso município.

FONTE: ASCOM PMSJD

Comentários
Veja também
Prefeitura de São José do Divino emite Nota de Pesar pelo falecimento do Deputado Federal Assis Carvalho
Prefeitura de São José do Divino emite Nota de Pesar pelo falecimento do Deputado Federal Assis Carvalho
Prefeitura de São José do Divino lança novo Decreto Municipal ate à disseminação do surto pandêmico no município
Prefeitura de São José do Divino lança novo Decreto Municipal ate à disseminação do surto pandêmico no município
Prefeitura de São José do Divino decreta ponto facultativo dias 2 e 3 de julho de 2020
Prefeitura de São José do Divino decreta ponto facultativo dias 2 e 3 de julho de 2020
Prefeitura Municipal de São José do Divino - PI

Av. Manoel Divino, s/n, São José do Divino - PI, 64245-000. Funcionamento: Segunda a Sexta, 07:00 ás 13:00 (86) 3346-1134

Entre em contato: webmail.saojosedodivino.pi.gov.br
© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados